segunda-feira, 9 de junho de 2014

REDES SOCIAIS QUE PODEM AJUDAR E ATRAPALHAR A VIDA DO POLICIAL




Nos dias de hoje qualquer smartphone tem acesso as redes sociais, tais como Facebook e Whatsapp, e isso tem seu lado bom e ruim.
Como os casos recentes, tanto no alojamento do 20º BPM como o da ocorrência na Rocinha, teve seu lado ruim à prova.
O uso do celular do policial em serviço, é controlado, o mesmo tem que informar o número, para que possa usá-lo em serviço.
Vamos pensar com a cabeça, e não com a emoção, comemorar a morte de um traficante é bom entre os policiais, ou vocês pensam que eles NÃO fazem o mesmo. quando matam policiais?

ALGUNS CUIDADOS QUE TEMOS QUE TER:

1. Cuidado com o que publica a seu próprio respeito

Algumas pessoas se expõem demais nas redes sociais, postando fotos de sua casa, seus pertences, viagens. E pior, muitas até avisam quando estarão viajando dando todas as dicas para que pessoas mal-intencionadas possam agir.

2. Não acredite em tudo o que vê

Há muitos casos de pessoas que se apresentam com perfil falso só para serem aceitas e, ao começarem uma amizade, envolvem a pessoa em alguma armadilha. Principalmente quando a vitima é criança ou adolescente.

3. Não clique em todos os links sugeridos

Cuidado ao sair clicando em links sugeridos até mesmo por amigos, pois como falamos no item anterior, pessoas criam perfis falsos e se aproveitam para mandar vírus que podem danificar seus arquivos e computador, ou até mesmo roubar senhas e se apoderarem de seu perfil, ou contas bancárias.

4. Fotos de família com dados

Todos querem postar suas fotos e de familiares, mas fotos com muitas informações, como nome, local, datas, eventos, local de trabalho etc, é expor demais a segurança da família, pois qualquer um pode além de usar os dados, copiar as fotos e usá-las indevidamente.

5. Informações financeiras e compra de bens

Isso nunca deve ser exposto, pois é uma porta aberta e com convite de entrada para os mal-intencionados. Comentários inocentes como dizer que foi ao banco tal e pegou a maior fila, já é uma informação de onde você tem conta. Postar foto do carro novo na garagem, da nova televisão de 40 polegadas que acabou de comprar, é outro chamariz.

6. Planejar uma festa ou recepção em seu perfil

As redes sociais são excelentes meios para fazer um convite em massa para amigos e familiares daquela festa que pretende dar em sua casa ou em outro local que tenha que expor endereço e horário. Há aplicativos que permitem que você promova eventos privados, onde somente pessoas que forem convidadas poderão ver e participar. Não deixe de se informar dos aplicativos de proteção que as redes oferecem.

7. Fofoca e difamação

Às vezes, dá vontade de falar pra todo mundo o que pensa de pessoas que fizeram algo que você não aceitou ou se sentiu ofendido, mas este é um grande perigo que se corre. Pois a pessoa pode inverter a situação até mesmo usando a postagem como prova de injuria de difamação.
Estes são alguns cuidados que se deve ter ao navegar pelas redes sociais e internet. Uma maneira simples para ponderar se você está exagerando na exposição de sua vida e família nas postagens é pensar da seguinte maneira:
  • Ao comprar algum novo bem para sua casa ou família, abriria as portas da sua casa e ficaria convidando a todos que passassem para entrar e ver o que acabou de comprar?
  • Colocaria fotos de sua família em eventos que fizeram expostas na calçada para que todos pudessem ver, e se quisessem pudessem levar embora?
Quando não se toma os cuidados necessários com as postagens é exatamente isso que se faz, estamos expondo nossa vida a qualquer um, pois você não sabe quem está do outro lado e muitas vezes nem mesmo que a pessoa é quem diz ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário